Professores e estudantes de escolas da rede pública de Rio Grande podem se inscrever aos cursos oferecidos gratuitamente pelo Novos Talentos da Física, dentro do projeto "A educação científica: o ensino de Física a partir do contexto sócio-cultural e das tecnologias digitais". O prazo para inscrição encerra no dia 07 de julho, sexta-feira, pelo site http://www.novostalentosfisica.furg.br/. A divulgação da lista dos aceitos está prevista para o dia 08 de julho, que terão até o dia 15 para encaminhar documentação e comprovantes.

As atividades são abertas a estudantes do Ensino Médio (terceira série) e professores de Física da Educação Básica da rede pública de Rio Grande. Para estudantes, são oferecidas 25 vagas no curso “Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação contribuindo na compreensão de fenômenos físicos e possíveis aplicações no Polo Naval de Rio Grande”. Já os professores podem se inscrever para o curso “As TIC como ferramentas auxiliares no processo de ensino-aprendizagem de Física”. São oferecidas 20 vagas. As atividades, com 40 horas, serão desenvolvidas de 25 a 29 de julho, período de férias, no Campus Carreiros.

O projeto é proposto e desenvolvido por docentes do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF), mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e estudantes dos cursos de Licenciatura em Física e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Com enfoques pedagógicos diferenciados e adequados aos objetivos, os cursos desenvolverão as mesmas temáticas: experienciando tópicos de Física com auxílio do computador; estudando Termodinâmica para manter a cabeça fria; desenvolvendo a Ótica com material hipermidiático; desenvolvendo tópicos de Física com auxílio do programa Modellus; compreendendo os conceitos de ondas sonoras, a partir de situações-problemas.

Informações: http://www.novostalentosfisica.furg.br/ ou por e-mail ao coordenador prof. Valmir Heckler - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..