Teve início na segunda-feira, 16, o curso Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação contribuindo na compreensão de fenômenos físicos. O curso envolve mais de 20 estudantes do Ensino Médio, de escolas de Rio Grande e região. Neste ano está ocorrendo nos dias 16 a 20 de julho, nos turnos da manhã e da tarde no campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

O projeto é proposto e desenvolvido por docentes do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef), vinculados ao Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática Ceamecim e a Secretaria de Educação a Distância - SEaD, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e estudantes dos cursos de Licenciatura em Física e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O projeto é financiado pelo Programa de Apoio a Projetos Extracurriculares da Capes (Edital Capes/DEB Nº 033/2010), o qual investe em Novos Talentos da Rede Pública. 

Entre as temáticas centrais do curso estão: Modelo, Modelar e Modelagem; Tópicos de integração de Física, Química e...; Luz, Física Moderna e Aplicações Tecnológicas; Explorando as tecnologias para o estudo da Mecânica; Estudando Termodinâmica de forma Lúdica; Circuitos elétricos: Interação com a prática. 

O coordenador do projeto Prof. Valmir Heckler ressalta “será uma semana intensa para todos nós, ao estarmos dialogando, trocando significados e aprendendo com estudantes do ensino médio de diferentes escolas, inclusive de outras cidades; oportunidade para o estudante concluinte do ensino médio, conhecer as atividades que são desenvolvidas nos laboratórios da Universidade; interagir com professores e estudantes da FURG; conhecer os diferentes espaços de ensino e de aprendizagem do meio acadêmico. Nas atividades em desenvolvimento os estudantes irão experienciar a experimentação com auxílio das tecnologias digitais da informação e comunicação – TDIC, contribuindo na compreensão de fenômenos físicos e suas relações”.