O que é a Feira de Ciências?    
O presente projeto tem por finalidade promover o incentivo da alfabetização científica e da interdisciplinaridade na Educação Básica, através da promoção de Feiras de Ciências nas escolas. O projeto pretende desenvolver atividades para execução de uma Feira no município de Rio Grande/RS, o qual possui a Universidade Federal o Rio Grande – FURG como um dos ambientes de pesquisa e formação. Dessa forma, com apoio da universidade, pretende-se elaborar estratégias para investir na alfabetização científica, envolvendo estudantes e professores da Educação Básica, acadêmicos e docentes dos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza, articulando Universidade e Escola, e assim contribuindo para a formação inicial, continuada e interdisciplinar.
O projeto foi aprovado no edital  MCTI/CNPq/SECIS/MEC/SEB/CAPES nº 44/2014 e disponibiliza bolsas de Iniciação Científica Júnior para os 05 (cinco) alunos destaques  da Feira, como prêmio e incentivo a continuidade da carreira científica.

 

Etapa 1 – Curso de Formação Continuada para preparação da Feira de Ciências
Será realizada uma formação continuada para os professores interessados em participar e organizar a Feira de Ciências na sua escola com carga horária de 40 horas, certificadas pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

 

Etapa 2 – Realização das Feiras de Ciências nas escolas
Este momento será realizado nas escolas previamente inscritas na formação e tem como objetivo principal, selecionar os trabalhos que irão participar da Feira de Ciências: Integrando saberes no Cordão Litorâneo. Neste momento, o grupo de avaliadores, selecionará dois (02) trabalhos de cada escola que irão para a fase seguinte.

 

Etapa 3 – Realização da Feira de Ciências: Integrando saberes no Cordão Litorâneo
Essa fase é a etapa final do projeto. Estarão inscritos dois (02) trabalhos de cada escola participante da etapa 2. A Feira Municipal selecionará (03) três trabalhos, ou seja, (01) trabalho do Ensino Fundamental, (01) trabalho do Ensino Médio (alunos do primeiro e segundo ano) e (01) um trabalho de alunos do terceiro ano do Ensino Médio.
Neste evento todos os trabalhos apresentados farão parte do Livro de Resumos do evento (com ISSN). Dos trabalhos apresentados, serão selecionados dois (02) trabalhos que serão premiados com bolsas de Iniciação Científica Junior (ICJ).
Os cincos (05) alunos, sendo três (03) do ensino fundamental e (02) do ensino médio de cada trabalho escolhido, receberá como prêmio e incentivo, as bolsas de Iniciação Científica Junior.